sábado, 14 de abril de 2012

Titanic

Olá!


Hoje faz 100 anos que o tão famoso RMS Titanic naufragou após colidir com um iceberg em águas do Atlântico norte ceifando a vida de 1,503 pessoas e apenas 705 sobreviveram, triste né? Acho que todo mundo já assistiu ao fomoso filme, porém vale lembrar que muitas pessoas postaram no Twitter que não sabiam que era real, como pode? haha

Museu interativo Titanic Belfast, inaugurado dia 31 de março de 2012.
Cada canto representa a frente do navio com a mesma escala! source

O intuito do post é falar um pouco sobre o Titanic e sua forte relação com a Irlanda, para quem não sabe, ele foi construído aqui na Irlanda, em Belfast. No dia 31 de março, o museu interativo Titanic Belfast foi inaugurado, essa data foi escolhida pois 100 anos atrás ele foi lançado nas águas do Baía em Belfast para testes.
Operários na construção do Titanic em Belfast, Irlanda do Norte. Na época, apenas Irlanda.
Tudo bonitinho e pronto ele seguiu para Southampton no dia 3 de abril, no sul da Inglaterra onde os primeiros passageiros embarcaram no dia 10, dali seguiu para Cherbourg e depois para seu último porto, Cobh em County Cork, aqui na Irlanda, na época a cidade chamava-se Queenstown por causa da visita da Rainha Vitória anos antes. Vale lembrar que na época a Irlanda fazia parte do Reino Unido. Aqui na Irlanda 123 passageiros embarcaram e sete pessoas muito sortudas desembarcaram. A maior parte dessas pessoas estavam na terceira classe com excessão de seis pessoas. Elas iam em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos assim como em muitas outras ocasiões.

Local de construção do Titanic, visitei ano passado.
O porto de registro do Titanic é em Liverpool, por isso vemos o nome da cidade em seu casco, ele porém nunca esteve lá. Liverpool era porto de registro de muitos navios uma vez que tinha um dos principais portos na Inglaterra e a White Star tinha escritório e estava baseada lá.

Colete salva-vidas usado por um dos sobreviventes, exposto no museu marítimo em Liverpool.
Pois é, muitos irlandeses trabalharam no projeto e construção do Titanic bem como pessoas comuns que largaram tudo embarcaram na fatídica viagem, uma pena. Mas fica mais um fato sobre a querida Ilha! Para "comemorar", um navio com especialistas no Titanic e até um descendente de um dos passageiros está refazendo o mesmo trajeto. Hoje eles farão uma parada e haverá serviços religiosos em homenagem aos passageiros do Titanic "real". Além disso, eles re-lançaram o fime Titanic em 3D, acho que vou ver!

Até a próxima!

Nenhum comentário: