domingo, 6 de novembro de 2011

Fatos da vida ou do intercâmbio?

Oi galera :)

Esses dias estive pensando... a cada dia as coisas vão acontecendo, a gente segue o curso do rio que flui rapidamente. Não vemos a vida passar mas vamos mudando, e como a gente pode mudar morando fora, ou fazendo intercâmbio. Sorry, mas depois de resolver ficar mais um ano e renovar meu visto o meu status já não pode ser mais considerado "intercambista".

Ultimamente eu tenho ouvido mesmo falar que eu mudei ou que meu comportamento mudou, coisas que eu não fazia antes passei a fazer(??). Coisas simples, como ir no pub, algo que não fazia (quase) nunca no Brasil. As pessoas constroem uma imagem e esperam qualquer coisa de você ou esperam que você seja perfeito.

Mas o ponto da questão é que estes dias eu estive falando com alguns amigos e contando que estive na Holanda (sim, eu fui em um coffee shop!) e enfim, não preciso explicar! E ficaram chocados com tal "atitude". Não vejo nada de errado uma vez que lá tudo é certo, mas isso é só um exemplo hahaha

Capaz que aconteça isso mesmo, a nossa realidade passa a ser outra, o que temos para contar não faz mais parte da realidade dos nossos amigos lá e o que é novo para nós pode ser um assunto chato para quem ficou. Sinto que cada vez estou mais distante do Brasil, dos meus amigos que deixei e da minha família. Contato cada vez mais raro, links quebrados na página da vida.

Tomei essa saída, parece que não foi a melhor pra muta gente. source
O medo agora é e voltar ao Brasil (as férias). Talvez seja eu quem fique surpreso ao ver que muito ou nada tenha mudado ou talvez apenas eu é que tenha mudado. Acredito nessa última opção, relatos de quem foi e voltou é que a gente volta outra pessoa, e é difícil se re-adaptar a nossa própria casa... Enfim, não é o caso agora. Estou reconsiderando minha visita ao Brasil, talvez tenha que trabalhar, tudo bem, eu posso cancelar.

Só tenho cada vez mais certeza de que nasci no lugar errado. Saudades? Sim, da minha família e de poucos amigos que considero de verdade. Do clima, da comida, do humor e de qualquer outra coisa relacionada ao nosso "querido" Brasil? Nenhuma!

Como disse meu amigo tcheco, não me leve a mal,mas você está mais pra europeu do que pra brasileiro. Já não me perguntam se sou brasileiro, posso ser espanhol, italiano e até alemão (caramba! como um britânico pergunta se eu sou alemão? huahua)! Sendo assim, estou perdendo minha identidade e adotando outra :)

É a Ilha, gente! A Ilha não deixa a gente ir embora...

Até a próxima!

10 comentários:

Lohan disse...

Oi, Sávio, tudo certo?
Estou indo para a Irlanda no começo de 2012 e, por incrível que pareça, já me imagino desse jeito também, quase nostálgico da vida que tenho hoje.. Rs

Confesso que tenho a mente total aberta às possibilidades e ao que possa acontecer comigo por conta dessa escolha de passar por essa experiencia, se volto, se fico, quanto tempo ficar, como vai ficar tudo.. Mas sei que nao adianta muito ja querer pensar tão a frente...

Achei seu blog no Vida na Irlanda e vou passar a acompanhar também como parte da minha pesquisa sobre viver da Irlanda.


Sucesso pra gente, abraço!

Sávio disse...

Olá Lohan!

Tudo bem e você? O mais importante você tem, vir com a mente aberta. Isso é muito muito importante para absorver tudo que o intercâmbio tem para oferecer, e é muito viu! Chegando aqui nossas ideias fluem e conforme o tempo passa você saberá se é hora de voltar ou ficar! Uns pensam em voltar a partir do dia que chegam assim como outros (eu) não pensam em voltar. E assim vai :)

Obrigado por seguir!

Abraços

Sávio

Anônimo disse...

Nossa Sávio, lendo este post ficou até com um 'medinho'. Acredito que eu possa me sentir exatamente como você ao voltar, principalmente se eu começar a fazer comparações com as atitudes dos brasileiros e dos europeus. Eu sou muito propícia a isso.

Quando li que nem da comida brasielira tu sente falta confesso que fiquei até espantada. Mas experiências e experiências. Logo chegará a minha vez e poderei ter minhas próprias conclusões.

Fazia tempo que eu não passava aqui. É tão interessante ver as mudanças que aconteceram desde o início do blog.

Abraços,
Marcelle

Sávio disse...

Oi Marcelle!!

Quanto tempo mesmo hein!

Pois é, você está certa e o pior é que acaba sendo um processo natural de comparação do que é positivo e negativo em ambos os países.

Esse medo de voltar que me fez adiar minhas férias, não irei até fevereiro. Passarei menos tempo e vamos ver como tudo acontece :)

Sim, é exatamente isso que quis dizer nesse post, experiências e experiências. Tenho amigos que não tiraram o pé do Brasil e uns que não querem voltar. Damos tempo ao tempo porque tudo muda tão rápido, obrigado por acompanhar o blog. Vamos ver como nos saímos :)

Abraços

Sávio

Anônimo disse...

Mas Sávio, tu pretende ficar na Europa agora então? Com toda essa "fobia" pelo Brasil parece que sim.

É, não sei qual seria o fator da personalidade de cada um que leva uns a não tirarem o pé do Brasil e outros a não quererem voltar. Minha intenção é ficar um pouco mais de um ano e voltar na boa, espero que eu consiga isso mesmo hehe.

Abraços,
Marcelle

Sávio disse...

Olá Marcelle :)


Não é uma fobia como você disse, apenas gosto mais daqui, o suficiente para não querer voltar, pelo menos agora. Aproveito o máximo o que tenho aqui.

Acho que o que influencia a decisãode cada um é pelo tipo de vida que você tem em cada lugar ou o que considera importante como qualidade de vida, clima, etc :)

Eu tenho paixão pelo clima aqui, possibilidade de viajar, segurança mas é claro que há seus pontos negativos, todo lugar tem. Não só aqui mas também conheço outros brasileiros que ficaram/ voltaram da Australia por diversos motivos. Mas enfim, isso dá pano pra manga.

Abraços

Sávio

Anônimo disse...

Gosto desse tipo de discussão, mas claro, não vamos fazê-la agora hahah

Fobia foi só modo de dizer, um pouco exagerado como é o meu jeito, mas enfim haha.

Hoje não vou me prolongar.
Curta a sua viagem, pq quando e se tu voltar vai ter bastante tempo pra aproveitar o que o Brasil tem a te oferecer ;)

Abraços mais uma vez Sávio =D
Marcelle

Sávio disse...

Excelente, Marcelle! É uma discussão que acrescenta valor ao post e a nós mesmos :)

Aproveitarei sim e digo o mesmo a você, como não sabemos do futuro e nem sempre querer é poder, vamos levando da forma que podemos :)

Vamos marcar um café ou algo assim, a discussão está boa :)

Abraços e excelente fim de ano!

Savio

Anônimo disse...

Boa noite Sávio!

Seria uma discussão entre alguém que só ouve falar desse assunto e interpreta a sua maneira e alguém que está vivendo isso. É bom para quebrar alguns 'mitos', ver as diferenças e porque não cair na real né hahaha.

Vamos marcar sim, mas isso se tu não estiver no Brasil quando eu desembarcar em solo verde hehe. Chego em fevereiro aí. Mal posso esperar para ver com meus próprios olhos como as coisas funcionam de verdade.

Abraços e feliz natal e ano novo Sávio. Bons 12 pubs pra ti hahah
[fiquei sabendo essa semana dessa tradiçao irlandesa, parece interessante, mas um pouco louco também]
Felicidades e que o próximo ano te traga muitas outras surpresas boas.

Marcelle

Sávio disse...

Obrigado, Marcelle!

Vamos marcar com certeza! :)

Bom final de ano e até 2012!

Sávio