sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Eu fui! Sudoeste da Inglaterra parte 1

Olá!

Seguindo os posts com minhas andanças pela Europa, falarei dessa viagem, especial por alguns motivos. Resolvi ir para o Sudoeste da Inglaterra, especificamente Bristol por causa de uma pessoa, a Laura. Além disso desde a faculdade eu queria ir para esta região onde Jane Austen morou e pude fazer minha Trilha literária, além disso é nessa região que fica Stonehenge e várias outras cidades interessantes. Sem contar que fica ao lado da capital galesa, Cardiff.

Mais uma vez contei com a Ryanair, dessa vez não tão barato os voos uma vez que eu comprei pouco antes da viagem, paguei €120 ida e volta para um voo de 30 minutos, porem barato em relação aos padrões brasileiros. Feito isso fui lá eu, a Laura me buscou no aeroporto e me deixou no hostel. Dia seguinte é dia de ir conhecer Bath e na sequencia Stonehenge, Chawton no dia seguinte junto com Winchester, Southampton e por fim Cardiff. Como tem muita coisa, farei dois post, mas vale a pena ler, essa região da Inglaterra é muito bonita, charmosa e encantadora. O mundo moderno chegou lá mas de forma sútil mantendo a simplicidade nas pessoas que ainda valorizam as coisas mais simples e um turista lá faz sucesso :)

Casa em Bath. Antigamente os impostos eram pagos de  acordo com o número de janela nas casas, uma das soluções para pagar menos está na foto acima! Boa ideia :)
Milsom Street em Bath. A cidade de Bath é patrimônio da humanidade, nada pode ser alterado. Porém desde sempre ela foi construída com esse tipo de material, do alto ela tem um tom amarelo pastel, mas nem sempre foi assim...
Uma vez que ocarvão era usado para aquecer,a fumaça deixava as casas assim. Essa ficou como exemplo.
Bath Abbey, fundada no século VII. Porém o prédio atual é mais "moderno" e sofreu reformas em meados do século XIX. 
Stonehenge, eu esperava mais para falar a verdade. O local é maravilhoso e eu gostei do céu cinza, combina com as pedras. A melhor ideia para chegar lá é pegar um tour em Bath, apenas £14, o tour dura cerca de 3 horas. Eu usei essa empresa, muito boa: Scarpertours
A questão é, o audio-guia não explica nada além do que se especula. Ninguem sabe para que foi construído, quando exatamente, etc então fica o mistério no ar. Vale a visita mesmo assim :)
O dia seguinte foi puxado, a ideia era visitar a casa onde Jane Austen morou em Chawton. Para chegar lá a melhor opção: duas horas de trem entre Bristol e Southampton, mais 20 minutos em outro trem para Winchester, uma hora de ônibus (X64 a cada duas horas) para Alton. Descer na estrada e caminhar uns 20 minutos. O caminho é este! Vale a pena, passei por lugares intocados pelo mundo. Apenas ingleses comuns que vão ao mercado ou a escola no vilarejo vizinho no onibus :)

Típica casa no interior, chamada de cottage. Essa é vizinha da Jane Austen.
A mesinha usada por Jane Austen para escrever e revisar suas obras. Orgulho para mim poder estar ali. Aliás alguns ingleses me parabenizaram e ficaram contentes em saber primeiro que falamos o idioma deles e que eu estava interessado em seus grandes autores e obras.
Fachada de sua casa. Para voltar eu descobri que um ônibus passa ali 5 ou 6 vezes por dia. Conheci uma senhora inglesa e conversamos. Ela foi bem gentil e me mostrou o caminho de volta a partir de Alton. Na volta eu parei em Winchester e Southampton. Mas eu continuo em outro post!
Enquanto isso, fiquem com essa linda imagem do interior britânico :) E para minha sorte fazia sol e calor!
Até a próxima!

Nenhum comentário: