quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Transporte em Dublin: DART e Commuter

Fechando a série sobre os transportes públicos em Dublin, o post da vez será o DART e Commuter. Leia mais sobre o funcionamento dos outros modais em Dublin: ônibus e Luas.

Deixei para falar do Dart e Commuter porque provavelmente você o utilizará com pouca ou nenhuma frequência já que eles cobrem regiões fora de Dublin. A companhia férrea de Dublin é chamada Iarnród Éireann (Irish Rail em inglês). Além do DART e Commuter que são trens urbanos ela também administra os trens da InterCity que cruzam a Ilha da Esmeralda, estes porém são mais caros do que os ônibus.

DART (Dublin Area Rapid Transit)
A malha ferroviária urbana dublinense cobre a área costeira da cidade. No norte, o DART vai até Malahide e Howth e na direção sul vai até Greytone, já em Co. Wicklow.
A exemplo dos outros modais, a tarifa também depende das regiões percorridas. Para saber quanto você vai pagar e os horários, visite o site da Iarnród Éireann. Basta escolher a estação de origem e destino e a data da viagem.
Outra opção é consultar o Timetable (ou tabela de horários) do DART e você pode fazer isso vendo os horários da sua estação apenas, legal né? Clique aqui e vá em DART Station Departure Timetable. Não esqueça que a tarifa SmartCard é para quem possui este cartão e você pode fazê-lo em qualquer guichê ou comprar nas máquinas disponíveis nas estações.
Mapa dos trens na região de Dublin.
Commuter
A palavra commuter quer dizer "aquele individuo que viaja diariamente para o trabalho, escola, faculdade". Enfim, você mesmo! A diferença é que o commuter realmente "viaja" indo para área bem mais distantes do que o Dart.
O sistema de funcionamento é o mesmo e as estações e plataformas são compartilhadas, portanto atenção se o trem que você está pegando é o Dart ou o Commuter já que a única diferença está na pintura do trem, um escrito Dart e o outro Commuter, é para confundir mesmo!
Dublin conta com quatro linhas indo para o norte, sul, oeste e sudoeste. A linha norte e sul é a mesma do DART, porém mais extensa indo para o norte até Drogheda e Dundalk e no sul para Wicklow e Gorey.
Para o oeste a linha serve regiões de Dublin 15 até Mullingar e por fim a linha sudoeste vai para Kildare saindo da Heuston station.
Parece confuso né? Mas é simples, mas tudo isso fará parte da sua rotina diária, afinal na prática tudo é mais fácil.
Trem Commuter e Dart. source 1, source 2
As tarifas também variam por região. Acho que a maioria de vocês não utitizará muito esse modal já que normalmente os brasileiros moram no centro ou próximo. Aliás recomendo não morar muito longe para não sofrer quando houver neve.
Até a próxima!

Nenhum comentário: