domingo, 17 de outubro de 2010

Relatos da educação dos Irlandeses

Como prometi no post em que falei da procura por um lar em Dublin, vou falar da educação dos irlandeses e que educação! Nós nascidos e criados no Brasil crescemos com a nossa cultura e é muito legal chegar em outro país e comparar e "sofrer" o choque cultural. Na procura de casas andei muito com meus flatmates, nos perdemos muito e pedimos muita informação e as surpresas foram muito agradáveis apesar do desânimo e desespero para encontrar um lar.

Mas o que aconteceu afinal?
São detalhes, mas que fazem a diferença. Na rua, mais de uma vez estava com um mapa na mão meio perdido. A exemplo do que já havia acontecido em Paris, os irlandeses pararam para perguntar se estávamos perdidos, abriam as janelas dos carros e houve um rapaz que de bicicleta parou, desceu e abriu seu guia de ruas, mais um pouco e daria a bike de presente =) rs.
Mais impressionante foi o caso em que me perdi em uma rua sem saída e pedi informação a um senhor, que se dispôs a nos ajudar e nos deu uma carona (!) até a casa em que estávamos procurando! Pois é, é muita confiança colocar quatro pessoas no seu carro e sair por aí.
Outra vez nos sentamos no chão (muito cansaço) e vinha uma mãe e uma menininha de quatro anos, engraçado foi vê-la ficar horrorisada com o fato de estarmos sentados no caminho e ela ainda disse “Mami, how can they seat there?” hahahahaha

Mas o melhor de tudo foi ter feito amizade com uma senhora que vive próximo ao Grand Canal, pedimos informação de acomodação e ela começou a puxar papo conosco. Primeiro pensou que fossemos mórmons ou padres (isso acontece sempre...) e depois perguntou o que fazíamos aqui na Irlanda, se este era um destino popular no Brasil, por que estavámos aqui, e de quebra disse que falo inglês melhor do que muitos irlandeses (amo esse povo aqui). Ela comentou sobre uma cidade no oeste próximo a Galway (Gort) que tem muitos brasileiros, etc e no fim nos convidou para visitá-la sempre que quisermos conversar em inglês, muito legal da parte dela. Trocamos telefones e adorarei ouvir as histórias da minha mais nova amiga irlandesa.

Acho que no Brasil há muita gente legal e com tanta educação e gentileza quanto, porém sabe-se que lá é perigoso e há muita gente que se aproveitaria. Uma pena, mas a experiência é válida 100%.

Até a próxima.

4 comentários:

Manu Martins disse...

Realmente, a educação aqui é algo que me deixa maravilhada!
Claro que ja encontrei pessoas que eu qria socar ate a cabeça desaparecer, mas são tão poucas hahaha

Moro numa rua totalmente irlandesa e bem familiar, no primeiro dia a vizinha nos deu um vinho e ela nos ajuda ate hj qnd nos ve um pouco perdido com datas do lixeiro e etc. Simplesmente adoro essa boa vontade deles :)

Bjs

Sávio disse...

Verdade, Manu! E os poucos grossos que têm aqui, em alguns casos são estrangeiros ainda por cima.

Anônimo disse...

Esses dias comentei no trabalho que ia começar neu mochilão pela irlanda e uma colega diz , "mas o que você vai fazer naquele lugar que só tem guerra?",acho que vou imprimir este texto pra ela

Sávio disse...

Olá,

Pois é, e mesmo depois de quase três anos aqui ainda me surpreendo com situações comuns e como eles são amigaveis e sempre dispostos a ajudar!

Venha sim, a Irlanda é um país muito bacana, tanto por suas paisagens como pelo seu povo.

Abraços

Sávio